Palestra Profa. Luciana Salete Buriol (UFRGS)

Título da Palestra: Problemas de roteamento envolvendo dados de Internet, de trânsito e de energia elétrica

Problemas de otimização ocorrem naturalmente em roteamento de dados, seja envolvendo o projeto ou a operação da rede. Dependendo da origem do problema, tem-se objetivos e restrições que tornam o problema complexo, impossibilitando uma resolução via algoritmos clássicos de fluxo em redes ou via programação linear. O objetivo desta palestra é apresentar problemas de roteamento oriundos de diferentes aplicações: Internet, trânsito e distribuição de energia elétrica. Os problemas serão definidos e uma abordagem heurística de resolução será brevemente apresentada para cada caso. Embora todos sejam problemas de roteamento de dados, observa-se que a natureza dos problemas impõe restrições que conduzem a resoluções bem diversas.
buriol

Luciana S. Buriol possui graduação em Informática-Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1998), mestrado (2000) e doutoradoro (2003) pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP, com doutorado sanduíche de 15 meses no Departamento de Algoritmos e Otimização da AT&T Labs, USA. Possui pós-doutorado pela Universidade de Roma La Sapienza, onde trabalhou em 2004 e 2005 junto ao grupo de Algoritmos do Instituto de Informática daquela instituição. Desde 2006 é professora adjunta do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse são otimização e algoritmos.