Palestra Prof. Edjair Mota (UFAM)

Título da Palestra: O Deadline da Conferência é Amanhã e Essa Simulação não Termina...

Simulação estocástica é uma ferramenta poderosa e flexível, mas essa fama não corresponde exatamente à credibilidade que os pesquisadores construíram ao longo do tempo com relação a sua utilização. Há um consenso geral de que o grande poder computacional atual dos computadores não elimina a necessidade de um rigor em cada fase de um estudo de simulação. No entanto, os sistemas dinâmicos atuais são cada vez mais complexos e para obter uma estimativa de uma métrica de desempenho com um nível adequado de precisão, é necessário a coleta de uma grande quantidade de observações que, apesar das velocidades atuais dos processadores, requerem muito tempo para serem geradas.
Essa demora acaba gerando dúvidas e aumentando a ansiedade de muitos pesquisadores e uma prática comum tem sido concluir os experimentos de simulação com bastante antecedência para cumprimento dos prazos. Nesta palestra, iremos demonstrar os perigos dessa decisão e apresentar uma solução baseada em geração simultânea de observações. Esta abordagem é conhecida como Múltiplas Replicações em Paralelo.

O professor Edjair Mota graduou-se em Engenharia Elétrica pela Uniersidade Federal do Amazonas, recebeu o título de mestre pela Universidade Federal de Campina Grande e o título de doutor pela Universidade de Tecnologia de Berlim, Alemanha. Coordena o Grupo de Redes de Computadores  e Multimídia, onde desenvolve pesquisas na área de Avaliação de Desempenho de comunicações multimídia em redes sem fio. Um dos focus principais tem sido a busca por modelos de simulação mais realistas e métodos robustos de análise dos resultados de simulação.