Palestra Prof. Carlos Gomes (IBMEC)

Título da Palestra: Subjetividade no processo decisório - Aplicação na Logística Reversa

Tomar uma decisão é fazer uma escolha entre diversas alternativas. A eficiência na tomada de decisão consiste na escolha da alternativa que, tanto quanto possível, ofereça os melhores resultados, comparados em função dos critérios envolvidos, sob os atributos escolhidos, em função dos objetivos previamente determinados e com grau de riscos aceitáveis. Considerando que a responsabilidade pelos produtos pós-consumidos exige grande empenho e interesse por parte dos fornecedores e têm como objetivo principal a destinação responsável, devendo sempre contemplar a proteção ambiental, o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, objetivando a economia de energia e de matéria-prima, a redução da poluição do ar, água, solo e subsolo, sem deixar de possibilitar ganhos econômicos e sociais.
carlosfrancisco

Shot Bio:

Mestre e, Eng de Produção pela Uff, Doutor em Eng de Produção pela UFRJ e possui pos doutorado em Matemática pelo IMPA. Tem experiência na área de Administração, Engenharia de Produção, e Tecnologia da Informação (TI) e Arquitetura da Informação, com ênfase em Gestão de Risco, atuando principalmente nos seguintes temas: Multicritério, Pesquisa Operacional, Logística, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação com foco em Acessibilidade e Usabilidade, Análise de Decisões, Métodos Analíticos aplicados à solução de problemas empresariais Brasileiros e Planejamento Estratégico com uso de TI. Foi professor/palestrante de cursos de pós-graduação nas instituições UFRJ, UFPE, Candido Mendes, Uff - Volta Redonda, UVA e FGV. Foi palestrante na Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra. Atualmente é o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, do Ibmec e da Universidade Veiga de Almeida e Professor da FEMAR. Autor dos Livros Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação, Editora CENGAGE LEARNING; e Tomada de Decisão Gerencial - Enfoque Mulricritério (este na 3 Edição) pela  Editora Atlas. Participou como membro da delegação brasileira junto a International Maritime Organization (orgão da ONU para Oceanos com sede em Londres) nas negociações do acordo de Água de Lastro e Casco Duplo, sendo em ambas autor do trabalho que balizou a posição brasileira.