Palestra Prof. Luiz Satoru Ochi (UFF)

Título da Palestra: Problemas de Clusterização Automática em Otimização Combinatória

Nesta palestra será apresentado a definição, conceitos, algumas técnicas baseadas em Metaheuristicas Evolutivas e um conjunto de aplicações do problema de agrupar objetos de uma base de dados, problema clássico de Data Mining. Este problema conhecido como Clusterização é estudado já a muito tempo principalmente por pesquisadores das áreas de engenharias, estatística, computação e matemática aplicada. Contudo nos últimos anos novas técnicas de pré-processamento e de resolução tem sido apresentados para tentar resolver de forma mais eficiente essa classe de problemas.
Serão apresentados metaheuristicas evolutivas híbrigas usando conceitos de algoritmos genéticos mostrando como estes podem se tornar mais eficientes na solução de diferentes problemas de clusterização automática incluindo: roteamento de veiculos, escalonamento de tarefas em multiplos processadores, particionamento de grafos através da edição de arestas, sistemas de manufatura flexível, logística reversa entre outros..

• Luiz Satoru Ochi é atualmente professor titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense(IC-UFF).
  • Pesquisador nível 1D do CNPq, comitê de Ciência da Computação,
  • Orientador de teses de Mestrado e Doutorado do IC-UFF, e da COPPE (Sistemas e Produção) da UFRJ além de supervisionar alunos de Pós-doutorado em Computação nestes programas.
  • No final de 2008, recebeu prêmio "Cientista do Estado do Rio de Janeiro concedido pela FAPERJ, grant de 2009-2011",
  • É consultor ad-doc dos seguintes órgãos de fomento: CAPES, CNPq, FINEP, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG, FACEP, FAPEAL, FONCYT (Argentina) todas na área de Computação.
  • Editor associado da Revista Pesquisa Operacional da SOBRAPO e da Revista eletronica del Instituto Chileno de Investigación Operativa.
  • Anualmente participa de comitês de programa e de organização de diversos eventos nacionais e internacionais, no ano de 2011 atua como: Presidente do Comitê Cientifico do SBPO - SOBRAPO, Comitê Programa do XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH/SBC), Comitê de Programa do VIII  Encontro Nacional de Integência Artificial (ENIA/SBC), Comitê de Programa do X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC), Comitê Científico do LAGOS-2011 (Bariloche), III Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (III WCAM/SBC), e do Comitê Cientifico do ERPO-NO/2011.
  • Maiores informações podem ser obtidas em: www.ic.uff.br/~satoru