Palestra Prof. Horácio Hideki Yanasse (INPE)

Título da Palestra: Algumas abordagens de solução para o problema de minimização
do número de trocas de ferramentas

O problema de minimização de troca de ferramentas busca uma sequência de processamento de um conjunto de tarefas, de modo a minimizar o número de trocas de ferramentas requeridas. Algumas abordagens de solução para se resolver este problema são apresentadas e discutidas com relação as suas potencialidades e fraquezas.
horacio

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974), mestrado em Análise de Sistemas de Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977) e doutorado em Pesquisa Operacional pelo Massachusetts Institute of Technology (1981). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Presidente da SOBRAPO, Editor Associado ou Membro de Conselhos de diversas revistas científicas (Pesquisa Operacional, Gestão e Produção, infoComp, Produção, Brazilian Journal of Operations & Production Management), membro do Comitê Assessor do CNPq da área de Engenharia de Produção e Transportes, e Membro do Conselho Técnico Científico do INPE. Tem participado também em Comissões da Área Multidisciplinar e das Engenharias III da CAPES. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A. As áreas de interesse de pesquisa tem sido as seguintes: otimização combinatória, programação linear inteira, problemas de cortes, problema da mochila.