Palestra Prof. Gastão Gomes (UFRJ)

Título da Palestra: Usando o software R para a extração de informação estatística

O objetivo desta palestra é descrever alguns métodos estatísticos e mostrar no programa R como eles são usados para se obter informação. A Estatística é uma ferramenta importante para se extrair informação de uma massa de dados provenientes de processos amostrais ou de planejamentos de experimentos. O software R, de domínio público (http://www.r-project.org), está cada vez mais sendo utilizado no meio científico, industrial e empresarial. O R é um pacote que oferece várias funções, já implementadas, dos mais variados métodos estatísticos. Além disso, é também um ambiente de programação onde se pode usar o que de bom ele já contem para se desenvolver novas implementações, não só com objetivo de personalizar as já existentes, mas também de viabilizar o uso de novos métodos estatísticos, partindo desses recursos já disponíveis.

Ambos, o estudo da Floresta amazônica e o processo de desenvolvimento de novos aplicativos em Estatística, podem se beneficiar dessa interação. Apresentaremos algumas aplicações no R dos métodos básicos de análise estatística. No que se refere a Análise Exploratória de Dados em medidas univariadas examinaremos estatísticas de tendência central, localidade e dispersão (no R: mean, median, var, fivenum, summary e quantile); gráficos de distribuições (no R: barplot, pie, hist, stem e boxplot). Quanto às medidas bivariadas examinaremos a interdependência através da covariância, correlação gráfico de dispersão e tabelas de contigências ( no R: var, cor, plot, table). Será também feita uma introdução à regressão linear e ao método de mínimos quadrados (no R lsfit e ls.print), invetigaremos a análise de diagnóstico para se detectar falha nos modelos e revelar aspectos inesperados dos dados como pontos discrepante e influentes (ls.diag). Examinaremos os modelos probabilísticos mais comuns de variáveis aleatórias, veremos no R o efeito da primeira letra a ser usada nos comandos relativos aos modelos probabilísticos ( p-probability, d-density, q-quantile e r-randon). Através de simulação será estudado o Teorema Central do Limite: O efeito do tamanho amostral e da população de onde a amostra é extraída na aproximação da distribuição da média amostral de x pela distribuição Normal. Alguns procedimentos de  testes de hipóteses serão examinados.a utilização de metodologias que combinem diferentes abordagens esta sendo cada vez mais utilizada com o objetivo de auxiliar decisão em problemas reais através da complementação de análises sob diferentes enfoques. No contexto de Plataformas logísticas discute-se a integração de um métodos quantitativo, DEA, e um método qualitativo, estudo de casos múltiplos, para a realização de análise de Benchmark em plataformas logísticas.

Possui graduação em Bacharel de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1977), mestrado em Matemática pela UFRJ (1983), mestrado em Mmath - University of Waterloo - Canadá (1991) e doutorado em Engenharia (Pesquisa Operacional (PO) e Gerencia de Produção (GP)) pela COPPE-UFRJ (2000). Atualmente é professor associado III do Dept. de Métodos Estatísticos (DME)-Instituto de Matemática(IM)-UFRJ. Há alguns anos é coordenador de Extensão do DME-IM-UFRJ. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de correspondências, análise de regressão, metodo monte carlo, simulação, amostragem descritiva, técnicas de amostragem e
planejamento de experimentos.