Palestra Prof. Artur Alves Pessoa (UFF)

Título da Palestra: Métodos Computacionais Aplicados a Projetos de Arranjo Físico Industrial

Uma importante fase do planejamento de um novo parque industrial é o projeto do arranjo físico de cada unidade de produção. Vale observar que indústrias projetadas para uma operação eficiente reduzem o seu consumo de energia, favorecendo assim um desenvolvimento sustentável da região. Neste tipo de projeto, as instalações industriais são tipicamente divididas em setores ou departamentos e o espaço físico é loteado em locais. Em seguida, a alocação dos departamentos em locais é feita de modo a atender a diversos critérios dentre os quais a minimização dos custos decorrentes do deslocamento de material e de pessoas é o mais comum.

artur
O modelo matemático mais utilizado para otimizar projetos de arranjo físico industrial e o do Problema Quadrático de Alocação (PQA). Este problema consiste em buscar uma atribuição de um-para-um entre departamentos e locais de modo a minimizar a soma dos produtos dos fluxos entre departamentos pelas distâncias entre os locais correspondentes. Uma generalização do PQA consiste em permitir que mais de um departamento seja alocado no mesmo local desde que haja espaço suficiente. Nesta palestra a utilização do PQA e do PQA Generalizado em projetos de arranjo físico industrial será discutida. Além disso, serão apresentados métodos computacionais exatos para resolução do PQA e do PQA Generalizado. Finalmente, duas outras aplicações específicas para o PQA Generalizado serão detalhadas: o arranjo físico de um edifício, incluindo o posicionamento de escadas de incêndio, e a alocação dos portões de um cross-docking a veículos de carga.

O Prof. Pessoa possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Ciência da Computação, com ênfase em Otimização, Programação Matemática, Relaxação Lagrangeana, Programação Dinâmica e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: escalonamento de tarefas, roteamento de veículos, problemas de alocação quadrática e arranjo físico industrial.