Palestra Profa. Anne-Marie Maculan (UFRJ)

Título da Palestra: Inovando e pesquisando para Desenvolver, Integrar e Preservar

O desenvolvimento do estado do Amazonas enfrenta desafios. Para enfrentá-los, precisa fortalecer a capacidade de inovação local,integrando os diversos atores do sistema de inovação (empresas universidades, centros de pesquisa, agencias governamentais, associações de classe entre outros). O uso sistemático do conhecimento e da pesquisa é estratégia fundamental. Formação de recursos humanos e pesquisas para busca de soluções inovadoras são indispensáveis e fazem parte dos desafios.
annemarie
Nesse contexto, a PO é uma ferramenta privilegiada para analisar problemas de localização, logística, organização da produção. Profissionais e pesquisadores de PO podem desenvolver soluções novas adaptadas às especificidades da demanda das pequenas empresas, da necessidade de preservação ambiental, do desafio de integrar não somente a população das comunidades ribeirinhas ao desenvolvimento econômico da região, mas também a economia local às economias das outras regiões brasileiras.

Professora Associada do Programa de Engenharia de Produção da COPPE. Membro daÁrea de Gestão & Inovação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Pro-PME - Centro de Pesquisa e Projeto para o DesenvolvimentoGerencial Tecnológico de MPMEs (micro, pequenas e médias empresas). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em PequenasEmpresas de Base Tecnológica e em Gestão da Inovação. As suas linhas de pesquisa são relacionadas com os seguintes temas:
  • Capacitação Tecnológica das empresas analisando o processo de gestão datecnologia e aquisição de competências que levam a maior competitividade deempresas.
  • Analise das políticas públicas de apoio à Inovação.• Criação de pequenas empresas de base tecnológicas.
  • Mudanças organizacionais em universidades e instituições públicas de pesquisacomo incubadoras, parques tecnológicos e NITs e escritórios de propriedadeintelectual.