Palestra de Abertura: Prof. Dr. Nélson Maculan (UFRJ)

Título da Palestra: Otimização e Tomada de Decisões – Uma Experiência

Resumo da Palestra de Abertura do ERPO-NO 2011:

Apresentamos mais de 40 anos de atividades profissionais e acadêmicas no uso de modelos matemáticos a problemas de decisão e a problemas de pesquisa. Atuamos nos problemas de decisão nos seguintes setores: engenharia civil (estruturas), naval, aeronáutica, telecomunicações, transporte, energia, metalurgia, saúde. Demos novas formulações e soluções para problemas matemáticos clássicos: kissing number, recobrimento de corpos por esferas de dimensões diferentes (aplicações no tratamento de tumores por radiação), árvores de Steiner no espaço euclidiano e em grafos, estrutura tri-dimensional de proteínas. Formamos mais de uma centena de doutores e mestres em Engenharia de Sistemas, em Pesquisa Operacional e em Otimização.
maculan
Referências:
  1. J.N. Figueiredo, C.C. Gonzaga and N. Maculan, Localização Ótima de Torres de Transmissão Utilizando Teoria dos Grafos, Pesquisa Operacional, v.2, n.2, pp.12-22, (1979).
  2. T.G. Rocha, R. Almeida, A. Moreno and N. Maculan, The Administration of Standard Length Telephone Cable Reels, Annals of Discrete Mathematics, v.11, pp.109-123, (1981).
  3. N. Maculan, Steiner Problem in Graphs, Annals of Discrete Mathematics, v.31, pp.185-212, (1987).
  4. Ph. Michelon and N. Maculan, Lagrangean decomposition for integer nonlinear programming with linear constraints, Mathematical Programming, v.52, n.2, pp.303-313, (1991).
  5. N. Maculan, P. Michelon & A.E. Xavier, The Euclidean Steiner tree problem in Rn: A mathematical programming formulation, Annals of Operations Research, vol. 96, pp. 209-220, (2000).
  6. L. Bahiense, N. Maculan & C. Sagastizábal, The volume algorithm revisited: relation with bundle methods,Mathematical Programming, vol. 94, Issue 1, pp. 41-69, (2002).
  7. F. Montenegro, J.R.A. Torreão & N. Maculan, Microcanonical optimization for the Euclidean Steiner Problem in Rn with application to phylogenetic inference, Physical Review E, vol. 68, pp. 056702-1-- 056702-5, (2003).
  8. R. Andrade, A. Lisser, N. Maculan & G. Plateau, Enhancing a branch and bound algorithm for two-stage stochastic integer network design based models, Management Science, Vol. 52 (9), pp. 1450-1455, (2006).
  9. S. Kucherenko, P. Belotti, L. Liberti & N. Maculan , New formulations for the kissing number problem, Discrete Applied Mathematics, Volume 155, Issue 14, pp.1793-1894, (2007).
  10. L. Liberti, C. Lavor, N. Maculan & F. Marinelli, Double variable neighbourhood search with smoothing for the molecular distance geometry problem, Journal of Global Optimization. , vol. 43, pp. 207-218, (2009).
  11. L. Liberti, N. Maculan & Y. Zhang, Optimal configuration of gamma ray machine radiosurgery units: the sphere covering subproblem, Optimization Letters, vol. 3, pp. 109-121, (2009).
  12. C.Lavor, L. Liberti, N. Maculan & A. Mucherino, The Discretizable Molecular Distance Geometry Problem, to be published in, Computational Optimization and Applications (COAP).
Possui Nelson Maculan, professor e pesquisador dos mais renomados da comunidade científica brasileira, em especial da comunidade científica de Pesquisa Operacional, Computação e afins, é: professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE-UFRJ; bolsista de produtividade do CNPq 1A Comitê de Ciência da Computação. É membro titular de academias de ciência brasileira e internacionais (Academia Brasileira de Ciências, Fellow of TWAS - The Academy of Sciences for the Developing Worlds e Academia Europeia de Artes, Ciências e Humanidades).

Ocupou posições relevantes na sociedade brasileira, sendo as principais:
  • Reitor da UFRJ de julho de 1990 a julho de 1994.
  • Secretário Nacional de Educação Superior – MEC de fevereiro de 2004 a dezembro de 2006.
  • Secretário Estadual de Educação (RJ) de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008.
  • Professor visitante por períodos superiores a um ano: Université de Montréal (Canadá), University of  Massachusetts (USA), Université Paris 13 (França), Politecnico di Milano (Itália).
  • Presidente da ANDIFES de 1992 a 1994.
  • Presidente da SOBRAPO (1972-1974) e da ALIO (1988-1990 e 1998-2000).
Possui um vasto cartel de publicações envolvendo: 6 livros didáticos,  2 livros editados, 97 artigos em revistas científicas, 23 capítulos de livros, mais de 50 trabalhos em atas de congressos. Mais de duas centenas de trabalhos científicos compõem suas orientações ou co-orientações, sendo 60 teses de doutorado e mais de 150 dissertações de mestrado.

Recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira, sendo as principais:
  • Doutor Honoris Causa pela Université Paris 13 (França)
  • Doutor Honoris Causa pela Universidad Mayor de San Marcos (Lima, Peru)
  • Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras
  • Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico (Comendador e Grã Cruz)
  • Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo (Comendador)
  • Chevalier dans l’ordre national du mérite (França)